top of page

PROJETO SOS TERRA - ARTE EM PROL DA ECOLOGIA

 

A famosa frase do Greenpeace, “quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come” é um desabafo e um pedido de socorro à natureza maltratada, da qual nós humanos fazemos parte. Cuidar da Natureza deve ser uma prioridade da nossa geração e todo trabalho feito para conscientizar as pessoas é um serviço feito à vida.

Foi devido à preocupação com o meio ambiente que o músico e poeta Roberto Brenner idealizou o projeto SOS Terra - Arte em prol da Ecologia, em 2009. Trata-se de um projeto voluntário de arte educação, sem fins lucrativos, no qual uma equipe de escritores, músicos, atores, biólogos e ambientalistas visitam escolas, instituições e espaços públicos para promover, através da arte, a ideia da preservação ambiental. Além disso, o SOS Terra tem um site e uma página no Facebook para divulgar boas ideias, e se alia a voluntários e aliados que se interessem em ações ambientais concretas.

A principal meta do projeto SOS Terra é, portanto, instruir e orientar, de forma lúdica e através da arte, especialmente as crianças e jovens sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Atualmente o Projeto é coordenado pela escritora Simone Athayde e conta com uma equipe de 25 pessoas voluntárias que se revezam para fazer as apresentações juntamente com Roberto Brenner. Primeiramente as escolas ou instituições entram em contato com o Projeto através do e-mail simone_athayde@hotmail.com, pela página do projeto no Facebook ou através dos nossos parceiros. No dia marcado, Roberto Brenner e equipe levam música, poesia, minipalestra ambiental e teatro, adaptáveis à faixa etária do público-alvo. As apresentações duram cerca de 40 minutos e, sempre que possível, fazemos doação de mudas de árvores frutíferas e de livros dos nossos autores anapolinos.

Desde que surgiu, o SOS Terra se orgulha por ter feito muitas parcerias e por ter inspirado ações e outros projetos em favor do meio ambiente. A parceria primordial do SOS Terra é com a União Literária Anapolina, pois os membros do Projeto são, em maioria, escritores afiliados à ULA. Os artistas doam um pouco de seu tempo livre para visitar escolas e ajudar outros projetos parceiros do meio ambiente. Outra parceria muito importante é com o Projeto Reciclar e Tocar, idealizado pelo músico, escritor e professor Marcos de Souza. Trata-se de um projeto de educação musical baseado na confecção de instrumentos musicais a partir de material reciclável, que iria para o lixo, como canos, garrafas pet, papelão, entre outros.

O ano de trabalho de 2016 começou, para o SOS Terra, com a publicação do livro que leva o mesmo nome, sonho acalentado desde meados de 2015 e que pôde se realizar graças à generosidade de Gabriela Campos, membro da ULA que doou 50% do valor da impressão, ficando a outra metade dividida entre os participantes do projeto. O evento de lançamento aconteceu no auditório do Senac e o dinheiro arrecadado com as vendas foi doado à manutenção do Pomar da ULA, outra iniciativa inspirada pelo projeto e levada adiante graças à Natalina Fernandes, presidente da ULA. Os livros serão doados às escolas visitadas pelo projeto, e poderão ser utilizados como material paradidático, visto que possuem rico material informativo e formativo sobre educação ambiental, além da bela parte poética produzida pelos nossos autores.

bottom of page